quinta-feira, 29 de março de 2012

Educação e desigualdade social

Levando em conta que educação seja um sistema que tem a finalidade de moldar, preparar e tornar cidadão aquele indivíduo que convive em sociedade ou grupo, e que a desigualdade social parta do princípio onde a sociedade é dividida em classes sociais a partir do seu status (na maioria deles o econômico é o mais representativo e mais decisivo). Pois bem podemos então comparar também o ensino público, destinado a uma massa social com o ensino privado que é destinado à um grupo específico dessa massa social. Com tais conceitos vamos conseguir notar a ideologia pertencente a cada tipo de educação citada.

Educação pública é centrada no pensamento que o governo admite, ou seja, ideologias e sistematizações ligadas diretamente às idéias dos mesmos, de uma forma simples pode – se dizer então que o conhecimento é controlado diretamente através dos livros expostos nas escolas, tendo tal ponto de partida como a base da formação intelectual do ser, notamos uma carência existente no pensamento e uma necessidade de conhecimento que é suprida por migalhas e restos de idéias jogadas e absorvidas pela classe.

Enquanto que na educação privada são adotados os livros com uma visão mais extensa e muito mais crítica, fazendo com que o pensamento seja de uma forma ou de outra transformado, cujo o objetivo seja a maior acumulação e assimilação de conhecimento, fazendo assim um aproveitamento do conhecimento adquirido de um modo crítico trazendo à tona os questionamentos e as dúvidas, preparando ainda mais a classe para a ascensão social.

Podemos então refletir, a educação está ligada intimamente com a desigualdade social, se percebermos que a sociedade é divisível, então cada classe terá sua especificidade educacional; tendo essa especificidade a educação de cada classe será restrita sempre à ela, ou seja, não abrangerá nunca as outras classes sociais, então o pensamento, as idéias, a ideologia, e os métodos transmitidos a cada classe social servirá como principal característica dessa classe, fazendo assim ascender ou decair na pirâmide social.
 ACADÊMICO: RICARDO GERMANO DA SILVA FERREIRA

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