quinta-feira, 29 de março de 2012

AS CONSEQÜÊNCIAS DA DESIGUALDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO

                    Atualmente evidenciar mudanças e continuidades relativos às desigualdades socialmente estabelecidas entre homens e mulheres, negros e brancos com relação a educação nos faz  perceber que apesar das desigualdades sociais ainda existente por falta de uma política social igualitária para todos,as famílias de classe baixa estão conseguindo  manter seus filhos na escola até o ensino médio.
Apesar dos programas criados pelo o governo federal para garantir a população de baixa renda uma educação de qualidade ainda há deficiências na política educacional que precisam ser solucionadas como por exemplo, oferecer maior número de bolsas para garantir o acesso ao ensino superior a um número ainda maior de estudantes.  
Oferecer mais oportunidades de emprego garante as famílias uma qualidade de vida melhor que refletirá na educação, pois é fato que as famílias com boas condições financeiras, conseguem dar aos seus filhos uma educação de qualidade, concedendo a estes melhores chances de adentrar em uma faculdade.

Portando sendo a educação um segundo fator para desigualdade entre ricos e pobres no Brasil perdendo apenas para o acesso à cultura faz-se necessário a aplicação com maior empenho das propostas feitas pelos governantes de melhorá ainda mais a educação em nosso país. Assim sendo, está na educação a responsabilidade de mudar os pensamentos arcaicos apresentados pela grande maioria da sociedade brasileira.
A educação deve ser responsável por ampliar os horizontes dos alunos, criar neles um pensamento de grandeza. Logo que mudarmos a personalidade social vigente no Brasil, o que levará tempo, teremos uma facilidade muito maior em resolver problemas sociais e fazer de nosso país um lugar muito melhor e mais justo.
ACADÊMICA: THAYNARA MACHADO DOS SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário