quinta-feira, 29 de março de 2012

Educação e Desequilíbrio Social

            Educação e desigualdade social são dois termos totalmente diferentes, indo um totalmente contra o outro, sendo difícil até de explicar como pode existir desigualdade social em um meio social em que existe educação.  Essa é uma perturbadora pergunta, como eles existem juntos em um mesmo meio social? Quais os significados de ambos? Observamos que esses são dois temas freqüentes na vida do homem e que para ele, os dois juntos torna difícil a sua vivência na sociedade.
            Como é possível viver em uma sociedade em que existem educação e desigualdade social? Se teoricamente cada uma vai contra a outra, sendo que se uma existisse a outra não existiria, em vise versa, como por exemplo, se imaginássemos uma sociedade totalmente educada, teoricamente nesta sociedade não iria existir desigualdade social. Sabemos que educação existe no homem desde o momento em que ele resolveu criar uma sociedade, vivendo em conjunto com seu semelhante desfrutando, ajudando, compartilhando. Sendo a educação de fundamental importância para tal feito, onde o homem dela necessita para viver em conjunto. Já a desigualdade social, existe em função da não competência de quem educa, onde irar existir no meio social em que vive aquele ser que não foi devidamente educado para viver em sociedade, problemas que virar prejudicar a toda a sociedade, sendo um desses problemas a desigualdade social.
            O que notamos, é que existe um desequilíbrio no meio social, ou seja, a sociedade não estar recebendo uma educação ideal, para um perfeito comportamento do ser humano para com a sociedade. Só teremos certeza de que estamos tendo uma adequada educação, quando na sociedade não existir nenhum tipo de desigualdade, preconceito,... enfim, qualquer tipo de problema relacionado ao comportamento humano.
Acadêmico: Laecio dos Santos Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário