quarta-feira, 24 de abril de 2013


Uma Filosofia pode ser transformada em ideologia?

Partindo do principio de alguns autores a ideologia se caracteriza pelo poder de convencimento no uso de argumentos nos quais alimentam a mente humana sobre determinado assunto. Já a filosofia estuda os problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, à verdade entre outros, buscando a verdade através de uma investigação critica teórica.

Portanto, partindo desses conceitos a filosofia, um campo tão amplo de estudo, não pode ser transformada em uma ideologia, pois a partir do momento que adotamos uma ideologia significa que estamos abordando determinado tema com uso de nossos argumentos e ponto de vista critico. Já a filosofia ao estudar diferentes assuntos está colocando à “mesa” seus argumentos partindo esses de seus princípios e conhecimento sobre o tema a ser abordado, entretanto em vários pontos de vista filosóficos, pois a filosofia a ser adotada pelos seres se diferencia em argumentos e pontos de vista próprios.

Acadêmico: Jean Carlos Brito dos Santos (UEMA)

 
Uma Filosofia pode ser transformada em ideologia?

Esta é uma pergunta muito interessante, e para respondê-la partiremos do conceito do que venha a ser a Filosofia, exclusivamente como ciência do pensamento, e da Ideologia como resultado de uma visão filosófica. A filosofia é uma ciência que parte do esforço para compreender a realidade, isto é, ela busca a verdade a parti do próprio pensamento, examinando se o tal é coerente com a realidade ou não.

A ideologia por sua vez, é formada a partir de uma visão filosófica, que parte intrinsecamente do esforço de se compreender a realidade, sendo assim a filosofia não pode ser tida como uma ideologia, já que esta última depende do fazer filosófico para que possa existir, pois primeiramente nascem as ideias, para depois virem os princípios ideológicos que são adquiridos a partir de um esforço essencialmente filosófico.
Acadêmico: Raimundo Wellington Santos (UEMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário