sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A EDUCAÇÃO E O PROFESSOR

          O professor tem papel fundamental na educação, pois é sobre eles que recai a tarefa de colocar em prática uma parte do processo da educação, sendo ele o mediador de tal processo, auxiliando no desenvolvimento e construção de conceitos e personalidade de seus alunos, despertando–os para refletir sobre a realidade, formando cidadãos participativos e agindo para um futuro melhor.
A relação entre a educação e o professor tem papel fundamental no desenvolvimento intelectual do aluno. O professor aponta os caminhos através da educação. Para uma educação de qualidade, é importante que além de serem passados os ensinamentos, que estes tenham um objetivo e que cooperem para a construção da personalidade do aluno. O professor deve estar preparado e ser exemplo do que está ensinando para transmissão da educação, considerada o único instrumento apropriado para a construção de uma sociedade.
Nenhuma mudança acontece sem que haja a contribuição da educação e consequentemente sem a participação dos professores. Porém, a relação de educação através do professor está cada vez mais difícil, pois nos dias de hoje o aluno é quem manda, diz que não gostou, não quer fazer. Muitas vezes não há um bom relacionamento deixando de lado a aprendizagem, não havendo troca de saber, nem resultados significantes, não havendo assim o crescimento na liberdade de expressão.
ELIANE DA SILVA MEDEIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário