sábado, 17 de setembro de 2011

Será que a Educação pode mudar uma sociedade? A Psicologia poderá contribuir para essa mudança?

As reflexões aqui apresentadas sobre o tema da importância da Psicologia da Educação para o processo de transformação da sociedade são resultado do estudo da disciplina Psicologia da Educação, do curso de Matemática - Licenciatura, da Universidade Estadual do Maranhão (Caxias),  orientada pelo professor Luís Costa



O conhecimento abre os horizontes da mente, alarga a maneira de pensar, de fazer, de buscar determinadas soluções para determinados problemas, torna uma sociedade melhor e mais preparada para enfrentar seus próprios problemas.
A contribuição da psicologia na educação é de suma importância, porque a educação poderá mudar a realidade do aluno, utilizando-se dos recursos psicológicos para  trabalhar determinados comportamentos adquiridos por eles.
Cileide Viana Maia Silva (Acadêmica de Matemática Licenciatura – Universidade Estadual do Maranhão - Caxias-MA)


A educação é capaz de mudar uma sociedade, pois a educação é a base da estrutura do conhecimento, é o guia, ou seja, a orientação de como o individuo deve se impor na sociedade. A educação  é o meio mais seguro de se conseguir algo na vida, em que outras palavras, é a educação que nos garante uma maior certeza de que conseguiremos êxito futuramente.
Assim como a educação, a psicologia também poderá contribuir na mudança para uma sociedade melhor, pois a psicologia estuda o psique humana que reflete no comportamento do individuo. Se o individuo possui determinado comportamento que o torna inadequado ao convívio social, a psicologia pode intervir analisando seu comportamento, para identificar e tratar, para assim torná-lo adequado para o meio social.
Contudo tanto a educação quanto a psicologia podem contribuir para uma sociedade bem estruturada psicologicamente fazendo desse mundo um mundo bem melhor.
Erickson Felipe Sampaio (Acadêmico de Matemática Licenciatura – Universidade Estadual do Maranhão - Caxias-MA)


A educação e a psicologia são os fatores resultantes para modificar a sociedade, só com elas e somente através delas podemos consegui esse êxito, isso se da pelo fato de que, desde a antiguidade a educação vem sendo estudada e assim testada pela psicologia para uma maior e melhor obtenção de métodos que se enquadre para cada indivíduo, buscando assim modificações dos mesmos, que serão também refletidas na sociedade.
A educação é capaz de mudar uma sociedade, pois desde a antiguidade o homem já vem se preocupado, investigado pensando na forma de com educar as nossas crianças, porque elas foram, são e irão ser os alicerces a qual assegurarão a sobrevivência da cultura humana na Terra. Se somos donos de um enorme conhecimento, sabemos nos comunicar e sabemos as modificações que a nossa sociedade sofreu para sermos e termos tudo hoje, por exemplo, é graças à educação. Então a educação está ai para nos mostra todas as conquista de nossa sociedade e nos impor assim uma grande possibilidade de mudança. Paulo Freire diz tudo; “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
A Psicologia poderá contribuir para essa mudança, pois a psicologia estuda de forma uniforme o comportamento de cada indivíduo facilitando assim para o educador um melhor entendimento sobre esse indivíduo. Portanto a psicologia nos mostra o melhor método de ensino para uma melhor obtenção de conhecimento que automaticamente mudará a sociedade ou impulsionará um espírito de mudança em cada pessoa através desses conhecimentos. O filosofo alemão J. F. Herbart define muito bem o papel da psicologia com mudança da sociedade através da educação; ele diz; “A pedagogia mostra os fins da educação; a psicologia, o caminho, os meios e os obstáculos”.
O caminho para mudar a sociedade é a educação e o transporte para um menor gasto de tempo é a psicologia, com a faca e o queijo na mão resta aos educadores promover essa mudança nos educandos e assim na sociedade.
Geovanne Souza Azevedo Pinho (Acadêmico de Matemática Licenciatura – Universidade Estadual do Maranhão - Caxias-MA)

Sim. Eu acredito, mas tenho consciência que só será possível se os governos trabalharem com seriedade para resolver os obstáculos que surgem para que se tenha uma educação de qualidade capaz de modificar a nossa sociedade.  Não podemos pensar que a educação salvará os nossos jovens da marginalização se ela não se tornar um compromisso de toda sociedade.
Sim. A psicologia poderá contribuir de formar bastante qualitativa, pois trabalha com a interdisciplinaridade, contribuindo de várias  formas com o saber  pedagógico quando se faz necessário  a sua contribuição no processo educacional.
Márcia Emilia Santos (Acadêmica de Matemática Licenciatura – Universidade Estadual do Maranhão - Caxias-MA)


Entende-se por educação o processo pelo qual um indivíduo é introduzido na sociedade contribuindo para que o indivíduo se constitua como membro de um grupo particular, uma sociedade em particular, e adquira as características principais deste grupo. Hoje em dia é praticamente impossível um sujeito vir a ter uma inserção social produtiva sem freqüentar a escola. Acredito que a educação seja capaz de mudar uma sociedade, pois ela é responsável pela inserção do sujeito no meio social.
 A Psicologia da Educação é uma área de investigação dos problemas e fenômenos educacionais, bem como das relações existentes entre as situações da educação. A contribuição da psicologia para a mudança ocorrida no meio social através da educação é participar ativamente na elaboração de teorias explicativas dos processos educativos, de modelos e programas de intervenção nesse meio. A educação é responsável pelo crescimento de uma nação e pela qualidade de vida de cada um.
Miguel Felipe Costa dos Santos (Acadêmico de Matemática Licenciatura – Universidade Estadual do Maranhão - Caxias-MA)

A educação é a base de tudo de bom e de ruim em uma sociedade, pois quando a educação é trabalhada de maneira coerente, temos melhores cidadãos. O desenvolvimento em cidades que foram destruídas como Hiroshima, que em menos de 100 anos já conseguiram mudar sua história de tristeza, nos confirma a tese de que a educação pode mudar radicalmente uma sociedade. Mas quando existe uma deficiência, a falta de educação do povo,  vemos miséria e tristeza e baixo índice de desenvolvimento, como na Índia. A psicologia é uma ciência que está intimamente ligada com a sociedade, pois ela trabalha com a psique do ser humano. Ela trata de maneira mais focada o comportamento individual e qual a melhor forma de se desenvolver com qualidade a vida do cidadão.
Francisco Alex Gonçalves Ferreira (Acadêmico de Matemática Licenciatura – Universidade Estadual do Maranhão - Caxias-MA)

 
Eu acredito que a educação seja capaz de mudar uma sociedade:
Sim, eu acredito que a educação seja capaz de realizar mudança extraordinária e de até mudar uma sociedade.
Há indícios de grandes civilizações que tiveram mudanças graças à educação, Nesse processo de transformações podemos destacar as mudanças históricas e culturais. Países como Japão e China são exemplos de nações que tiveram essas mudanças, alguns países da América do Sul e também da África vêem sofrendo profundas transformações na sua sociedade.

A psicologia pode contribuir para esse processo de mudança sim, no que diz respeito ao indivíduo, homem como um ser em evolução tende passar por essa transformação. Essa é uma mudança mental que deve o ocorrer nos indivíduos que fazem parte da sociedade. Por isso a psicologia pode ajudar por que o principal objeto de estudo é o ser individual.

Fernando Berrig Soares Lima (Acadêmico de Matemática Licenciatura - Universidade Estadual do Maranhão - Caxias -MA)

Por definição, temos que, educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano. Desta forma, torna-se perceptível que tal fator tem como função modificar o pensamento humano – e por conseqüência o comportamento – através do processo de aprendizagem, que ocorre por meio da transmissão e troca de conhecimentos.
Se fizermos um passeio pelo túnel do tempo iremos constatar que, inúmeras revoluções épicas, como por exemplo, as escolas literárias, foram ocasionadas por grupo de estudiosos e pensadores que, de certa forma, “dominavam o conhecimento” da época.
Desta forma, torna-se explícito que a educação é a força propulsora responsável pela ampliação de conhecimentos, e por conseqüência, capaz de modificar o sistema social predominante.
Vale ressaltar ainda que, a Psicologia poderá contribuir para tal mudança, à medida que é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, tendo como foco principal o indivíduo, em geral, o homem.
Fazendo uma análise sintética da situação, pode-se concluir que, os conhecimentos e descobertas psicológicas, podem ser aplicados e servir de apoio em diversas outras áreas, inclusive na educação que está diretamente relacionada à mente e aos processos mentais.
Erisleide  Magalhães da Silva (Acadêmica de Matemática Licenciatura - Universidade Estadual do Maranhão - Caxias -MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário